0 of 5 questions completed
Questions:
You have already completed the quiz before. Hence you can not start it again.
Quiz is loading…
You must sign in or sign up to start the quiz.
You must first complete the following:
0 of 5 questions answered correctly
Your time:
Time has elapsed
You have reached 0 of 0 point(s), (0)
Earned Point(s): 0 of 0, (0)
0 Essay(s) Pending (Possible Point(s): 0)
Após fazer o fechamento de 2014 (veja o relatório de índices aqui), o gerente da granja percebeu que os resultados estavam muito abaixo do esperado.
Com o objetivo de identificar mais facilmente o foco do trabalho a ser realizado para a melhoria de resultados, ele colocou os principais indicadores na Árvore de Diagnóstico da Produtividade.
Vendo as informações na Árvore, o Gerente chamou a equipe. Juntos, eles definiram as ações que seriam colocadas em andamento na granja.
Dentre elas estavam as seguintes:
Após analisar os índices na Árvore de Diagnóstico de 2014, é possível afirmar que as ações tinham como objetivo:
(marque abaixo uma ou mais as alternativas corretas)
O objetivo desta questão é trabalhar como os índices mostrados na Árvore de Diagnóstico interferem um sobre o outro.
Para avaliar as afirmativas você terá que simular alguns cálculos.
Lembre-se que, para calcular os partos/fêmea/Ano, é necessário considerar os dias de gestação, dias de lactação e dias não produtivos do período analisado.
No final do primeiro trimestre, o gerente resolveu fazer um novo diagnóstico dos resultados obtidos pela granja no período. Para simplificar sua avaliação, ele utilizou a Árvore de Diagnóstico da Produtividade e inseriu nela os resultados do trimestre.
O gerente observou algumas mudanças nos resultados quando comparados com a Árvore de Diagnóstico da Produtividade gerada com as informações de 2014.
![]() |
![]() |
Sobre as mudanças observadas, é correto afirmar:
(marque uma ou mais alternativas corretas)
O objetivo desta questão é estimular a comparação entre Árvores de Diagnóstico de diferentes períodos para avaliar a evolução dos resultados e como um índice pode interferir nos outros.
Para avaliar as alternativas, considere a fórmula de cálculo dos Desmamados/Fêmea/Ano e compare os índices usados nesse cálculo que aparecem nas duas árvores (de 2014 e do final do primeiro trimestre de 2015).
Ao gerar a Árvore de Diagnóstico da Produtividade no final do primeiro trimestre, o gerente observou que a granja ainda está longe dos resultados almejados.
Após analisar as informações, ele fez algumas simulações (você pode baixar o simulador aqui) e verificou que:
(marque uma ou mais alternativas corretas)
O objetivo desta questão é estimular você a simular situações com alterações nos índices e assim visualizar como essas alterações interferem no resultado da granja.
Para checar as alternativas você pode fazer uma simulação de cálculo usando as informações da Árvore de Diagnóstico da Produtividade e o Simulador.
Para avaliar a afirmativa sobre os Partos/Fêmea/Ano:
– Primeiro aumente o valor de Partos/Fêmea/Ano (PFA) para o valor da meta e simule o número de Desmamados/Fêmea/Ano (DFA) mantendo a média de desmamados.
– Depois, compare o resultado obtido com o valor de DFA mostrado na Árvore.
– Em seguida, mantenha o valor de PFA mostrado na árvore e simule o valor dos DFA usando no cálculo a média de desmamados da meta.
– Feito esses dois cálculos você deve comparar o valor de DFA das duas simulações e avaliar qual foi o maior.
Para avaliar a afirmativa sobre os Dias Não Produtivos:
– Nesse caso, primeiro você deve calcular a média de desmamados. Para isso, use a média de nascidos vivos da Árvore e reduza a mortalidade para 8,12% no cálculo.
– Anote a média de desmamados e calcule o Desmamados/Fêmea/Ano (DFA) usando o Partos/Fêmea/Ano (PFA) da Árvore.
– Em seguida, faça outra simulação usando a quantidade de dias não produtivos da meta mostrada na árvore para calcular os PFA, sem alterar a quantidade de dias de gestação e dias de lactação.
– Calcule agora os DFA com o valor de PFA simulado.
– Ao final, compare o valor de Desmamados/Fêmea/Ano da simulação da mortalidade com o valor obtido da simulação do DNP e veja qual é a maior.
Para avaliar a afirmativa sobre a mortalidade na lactação:
– Faça uma simulação reduzindo a quantidade de dias não produtivos. Use essa informação para simular o cálculo de Partos/fêmea/Ano (PFA) e calcule também os Desmamados/Fêmea/Ano (DFA). Não esqueça que, para simular o cálculo de PFA, a quantidade de dias de gestação e dias de lactação não deve ser alterada.
– Depois de calcular o PFA, calcule os DFA e compare com o índice de DFA da Árvore de Diagnóstico da Produtividade.
Seguindo estas orientações você terá condições de identificar a alternativa correta.
Ao finalizar o primeiro trimestre do ano, o gerente da granja resolveu analisar a evolução dos índices de produtividade.
Fazendo a comparação da Árvore de Diagnóstico de 2014 com a do primeiro trimestre de 2015, foi possível identificar um aumento dos Desmamados/Fêmea/Ano.
![]() |
![]() |
Analisando somente a influência dos indicadores da maternidade, é possível afirmar que o índice Desmamados/Fêmea/Ano aumentou porque:
(marque uma ou mais alternativas corretas)
O objetivo desta questão é estimular você a reconhecer a relação entre diferentes índices mostrados na Árvore de Diagnóstico da Produtividade e como eles influenciam os Desmamados/Fêmea/Ano.
Para avaliar as alternativas listadas, você terá que comparar a situação indicada em cada uma delas com a Árvore de Diagnóstico de 2014 e fazer algumas simulações.
No final do primeiro semestre, o gerente da granja comparou a evolução dos resultados e as estratégias definidas para o período com o uso da Árvore de Diagnóstico da Produtividade.
Ele comparou as Árvores de 2014, do primeiro trimestre, segundo trimestre e primeiro semestre de 2015.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O gerente percebeu que os desafios da granja haviam mudado a cada avaliação.
Analisando a evolução dos índices nas Árvores de Diagnóstico da Produtividade e comparando-as, ele verificou que:
(marque uma ou mais alternativas corretas)
O objetivo dessa questão é estimular a comparação entre árvores de diagnóstico de diferentes períodos identificando a evolução dos índices.
Para responder, será necessário que você compare nas 4 Árvores de Diagnóstico da Produtividade os índices citados nas afirmativas.
É importante que você tenha clareza de como um índice interfere no outro e influencia o resultado final de Desmamados/Fêmea/Ano.